Elise Pittenger – violoncelo

Elise3 (Luciana Carneiro)

Luciana Carneiro

Elise Pittenger nasceu em Baltimore, Estados Unidos, onde começou a estudar violoncelo aos seis anos no Conservatório Peabody. Graduou-se na Universidade de Yale, recebeu o título de Mestre pela Rice University e concluiu o doutorado em Performance Musical pela McGill University em Montreal, Canadá, sob orientação de Matt Haimovitz.

Nos EUA, Elise participou de festivais como Tanglewood e Spoleto e tocou sob a direção de Kurt Masur, Rafael Frübeck de Burgos, Charles Dutoit, Kent Nagano, Seiji Ozawa e Larry Rachleff. Estudou violoncelo barroco com o grupo Tafelmusik, de Toronto, Canadá, e trabalhou com Yo-Yo Ma e Silk Road Ensemble em concertos que combinavam músicas tradicionais ocidentais e orientais.

Em Montreal, Elise tornou-se bastante ativa na música contemporânea, tocando e solando com o McGill Contemporary Music Ensemble. Participou do grupo Ucello, apresentando obras de Pierre Boulez, Martin Matalon, Frank Zappa e Jimmy Hendrix em concertos no Canadá e EUA, incluindo uma apresentação no Carnegie Hall, em Nova York. De 2008 a 2010, integrou o Haven String Quartet, quarteto de cordas que também coordena um programa social em New Haven, Connectitut. Elise é assistente de chefe de naipe da Filarmônica de Minas Gerais desde 2010.