Ana Cláudia de Assis – piano

Ana Cláudia

Luciana Carneiro

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Práticas Interpretativas da Música Brasileira pela Universidade do Rio de Janeiro, Ana Cláudia de Assis é professora da Escola de Música da UFMG. Como pianista, dedica-se à divulgação da música contemporânea brasileira, sendo responsável pela estréia de obras escritas por renomados compositores como Almeida Prado, César Guerra-Peixe, Hans-Joachim Koellreutter e João Pedro Oliveira.

Dentre suas principais apresentações como intérprete, destacam-se o Festival Brasilianischer Musik na (Alemanha, 2000); 4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos, estreando 6 obras latino-americanas (Belo Horizonte, 2002) e II Congresso Internacional de Pesquisa em Performance na Universidade de Aveiro (Portugal).

Participou da gravação de diversos CDs dedicados à música brasileira, dentre eles “O Som de Almeida Prado” (1999) , “Panorâmica da Criação Musical em Belo Horizonte” (2006) e “Entre o ar e a perfeição – Oficina Música Viva interpreta João Pedro Oliveira” (2011)